Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)
No dia 21 de setembro, a UFSM receberá mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e ocorre em diversos municípios, espalhados pelas 27 unidades federativas do país. A ideia é proporcionar a crianças e adolescentes com deficiência, na faixa etária dos 7 aos 20 anos, a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difundir o movimento paralímpico por todo o território nacional.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na UFSM, o festival é desenvolvido pelo Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (Naeefa), coordenado pela professora Luciana Erina Palma Viana. Vale destacar que a Universidade é reconhecida como um Centro de Referência Paralímpico Brasileiro. O evento vai ocorrer nos ginásios 1 e 2 e na Pista de Atletismo do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Está será a primeira das duas edições do festival previstas para este ano.
O Festival Paralímpico Loterias Caixa vem sendo realizado desde 2022, oferecendo modalidades paralímpicas como: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha e voleibol sentado. Para 2024, serão três as modalidades paralímpicas: atletismo, basquete em cadeira de rodas e parabadminton. Na edição de 2023, o evento atingiu mais de 300 crianças e adolescentes com deficiência de Santa Maria e região. Crianças sem deficiência também podem participar, podendo constituir até 20% dos participantes.
As inscrições podem ser realizadas via formulário on-line ou de forma presencial, na sede do Naeefa, que fica na sala 1005 do CEFD.